sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aprendizagem e Ensino: Dificuldade de quem?
“OLHAR, ENXERGAR E VER as dificuldades existentes na Sala de Aula:  Um grande  desafio no ato de planejar” 




A construção do olhar na educação dever ser realizada de forma sensível e pensante, envolvendo a dedicação, a doação, a atenção concentrada na escuta do outro, na reflexão, na avaliação e no planejamento de pensar a realidade.
O ato de olhar no âmbito educacional está centrado tanto no professor quanto no aluno, a fim de se obter uma leitura diagnostica das necessidades pedagógicas.
Eu olho o meu aluno e o meu aluno me olha.
Muitos professores não se dão conta desse aspecto de extrema importância dentro de uma sala de aula. Para o professor  desempenhar o seu trabalho com êxito é necessário que ele conheça a sua sala de aula, ou seja, que ele realize o ATO de OLHAR os seus alunos, as sua dificuldades e limitações  podendo assim desenvolver um plano de ensino que o auxilie  na construção do aprendizado de seus alunos.
Quanto mais distante o professor olha para os alunos, mas difícil ficará a compreensão por parte destes. Por isso se faz necessário observar, registrar, refletir, planejar  e intervir sempre que ocorrer distanciamento dentro da sala de aula entre professor, conteúdo e alunos.
Com isso o Professor deve instigar em seu aluno um olhar curioso; provocando novos desafios, fazendo com que eles aprendam a ver e perceber as diferenças, procurando compreender as semelhanças, para que possam assim encontrar respostas para as suas duvidas no processo de construção do conhecimento.